top of page
POSCAST BAIXADA NA TELA.png

Praia Grande adota tecnologia no monitoramento de caçambas para reforçar o combate ao descarte irregular de resíduos.

  • Foto do escritor: Equipe Baixada na Tela
    Equipe Baixada na Tela
  • 26 de jun.
  • 1 min de leitura
ree

Um projeto-piloto, fruto da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a startup Wil — referência nacional em monitoramento móvel —, tem como objetivo intensificar o controle sobre o uso de caçambas e, assim, coibir o descarte irregular de materiais nas vias públicas de Praia Grande. A iniciativa conta com o engajamento da população no apoio às vistorias.

Para participar, os interessados devem baixar e se cadastrar no aplicativo Wily, disponível nas lojas de apps para smartphones. Após o cadastro, passam a receber notificações sobre vistorias disponíveis. Ao aceitar uma tarefa, é necessário chegar ao local indicado em até 15 minutos para fotografar a caçamba. As imagens são então enviadas para análise da equipe de backoffice da Wil, que avalia o material com base nos critérios definidos pela fiscalização municipal. Concluído o processo, o relatório fotográfico é gerado automaticamente e pode ser visualizado ou enviado conforme necessário.

A equipe técnica da Sema definiu as diretrizes para avaliação dos materiais nas vistorias, em parceria com os especialistas da plataforma Wil, que também auxiliam na gestão do sistema.

O projeto-piloto começou a ser executado em Praia Grande nos primeiros dias de junho. Desde então, a participação da população já contribuiu para a realização de mais de 100 vistorias.


留言


bottom of page