Guarujá realiza treinamento para policiais no combate à violência doméstica
- Equipe Baixada na Tela
- 25 de jul.
- 3 min de leitura

Programação é totalmente gratuita e inscrições são on-line e já estão abertas
Para fortalecer a conscientização e capacitação, a Prefeitura de Guarujá, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci), promove o curso especial "Agosto Lilás: a atuação policial no combate à violência doméstica". O evento, que é totalmente gratuito e faz parte da “Campanha Agosto Lilás” pelo fim da violência contra a mulher, acontecerá no dia 07 de agosto, das 8 às 17 horas, na Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3300 – Enseada).
Os interessados em participar já podem realizar a inscrição pelo link https://doity.com.br/agostolilasguaruja. O curso tem como objetivo principal promover a capacitação, articulação entre instituições e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, focando na atuação das forças de segurança pública no enfrentamento à violência doméstica. É voltado a profissionais da segurança, da rede de atendimento, líderes comunitários e demais interessados, contando com palestras e debates conduzidos por peritos criminais, médicos legistas e especialistas da área.
O evento conta com o apoio de importantes entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarujá (CMDM), Unaerp Guarujá, OAB Guarujá, Patrulha Maria da Penha, que pertence à Guarda Civil Municipal de Guarujá (GCM), e Defensoria Pública.
Programação
A palestra de abertura vai abordar “Como atuam as forças de segurança pública no Brasil: organização e combate ao crime”, tendo como responsável o perito criminal Matheus Yuri de Sousa Honda. O destaque ficará para a “Campanha Agosto Lilás” e seu significado. Na sequência, haverá uma palestra sobre os aspectos legais da violência doméstica e o funcionamento da Delegacia da Mulher (DDM), conduzida pelo pelas escrivãs da DDM Renata de
Oliveira Rodrigues Araújo e Nathalie Hoefler Rodrigues Araújo e pela médica legista Caroline Salomão Simões.
A apresentação detalhará a origem e os principais dispositivos da Lei Maria da Penha, os tipos de violência previstos (física, psicológica, patrimonial, etc) e as medidas protetivas de urgência. Prosseguindo com a manhã, as escrivãs e a médica legista palestrarão sobre o registro, acolhimento e fluxos de atendimento à mulher. Será ressaltada a importância da escuta acolhedora no primeiro contato com a vítima, as dificuldades emocionais enfrentadas e as medidas imediatas a serem tomadas.
O período da tarde será dedicado à atuação da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). A perita criminal Tatiana Vieira Lopes apresentará o tema “A atuação da perícia criminal na violência doméstica”, detalhando os tipos de vestígios encontrados em locais de violência doméstica, a importância da fotografia, coleta e análise, e como o laudo pericial contribui para a responsabilização dos agressores. Em seguida, a médica legista Caroline Salomão Simões abordará os exames de corpo de delito e o atendimento no IML, mencionando os programas “Bem-Te-Vi” e “Sala Lilás”.
O ponto alto do dia será a Mesa de Debate, que reunirá todos os palestrantes. O tema “ Estudo de caso fictício – a violência psicológica e o ciclo do abuso” proporá um estudo sobre o ciclo da violência (tensão, agressão, reconciliação), a manipulação emocional, violência psicológica e a dificuldade do rompimento com o parceiro. Será aberto um debate com o público, que terá a oportunidade de tirar dúvidas.
Sobre o perito responsável pelo curso
Matheus Yuri de Sousa Honda é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá-MG e licenciado em Física, possui especialização em segurança pública, criminalística e gestão pública. Tem, ainda, curso de extensão em direitos humanos. Atua como perito criminal desde 2019, no núcleo de engenharia da Superintendência da Polícia Científica de São Paulo, além de histórico de consultoria, docência e treinamentos especializados para forças de segurança pública, faculdades e escolas.
Comments