Guarujá lança edital de parceria para gestão de Ambulatório de Animais Silvestres
- Equipe Baixada na Tela
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

Chamamento é voltado a instituições com experiência no manejo da fauna silvestre; as propostas e documentações exigidas devem ser entregues até o dia 29 de julho, diretamente na Semam
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam), lançou o Edital de Chamamento Público n.º 018/2025, para celebração de Termo de Cooperação Técnico-Científica com vistas ao desenvolvimento das atividades do Ambulatório Municipal de Animais Silvestres. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município, no último sábado (28), e está disponível para consulta no site da Prefeitura: www.guaruja.sp.gov.br.
Destinado ao atendimento emergencial e à reabilitação de animais silvestres, o local também desenvolve ações de educação ambiental, capacitação técnica e pesquisas científicas, em cooperação com instituições de ensino e organizações especializadas.
O ambulatório está situado no Parque Público “Parque Moacir Correa dos Santos”, na Avenida Guadalajara, nº 1389 – Balneário Cidade Atlântica, em uma área de 345,764m². O espaço compreende as instalações do ambulatório, recintos específicos para os animais e uma passarela de conexão entre os edifícios.
Propostas podem ser entregues até 29 de julho
Podem participar do edital instituições com experiência comprovada no manejo de fauna silvestre, além de universidades e fundações de ensino (públicas ou privadas) que ofereçam, em sua grade curricular, os cursos de Medicina Veterinária e Biologia.
As propostas e documentações exigidas devem ser entregues até o dia 29 de julho, diretamente na Semam, localizada na Avenida Santos Dumont, 640, 2º andar, sala 31 – Santo Antônio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Atividades previstas
A instituição selecionada deverá atuar de forma conjunta com a Prefeitura no desenvolvimento das seguintes atividades: atendimento clínico e emergencial de animais silvestres; reabilitação e soltura em áreas de preservação; capacitação de profissionais e estagiários; apoio técnico em ações de fiscalização e educação ambiental e produção de estudos e pesquisas científicas.
Etapas da seleção
Após o encerramento das inscrições, a Semam analisará os documentos e as propostas apresentadas. O resultado preliminar será divulgado no Diário Oficial do Município no dia 13 de agosto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail semam.dpa@guaruja.sp.gov.br ou pelos telefones (13) 3386-7855 e 3386-7858.
Comments