top of page
POSCAST BAIXADA NA TELA.png

Guarujá inicia curso de Qualidade de Vida para gestores da rede municipal de ensino

  • Foto do escritor: Equipe Baixada na Tela
    Equipe Baixada na Tela
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura
Iniciativa será realizada em três encontros com profissionais do Ensino Fundamental I e II, CAECs e Educação Infantil
Iniciativa será realizada em três encontros com profissionais do Ensino Fundamental I e II, CAECs e Educação Infantil

Com o propósito de cuidar de quem cuida, a Prefeitura de Guarujá iniciou, nesta quarta-feira (7), o curso de formação em Qualidade de Vida, que integra o novo Programa de Qualidade de Vida e Saúde Mental implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A primeira aula, realizada no Colégio Don Domênico, foi destinada a 30 gestores e supervisores de unidades escolares do Ensino Fundamental II da rede municipal.



O curso tem carga horária de 12 horas/aulas e será realizado em três encontros. Os próximos contemplados serão gestores do Fundamental I e Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAECs) e, por fim, da Educação Infantil.



O objetivo é estimular os gestores a observar o espaço da escola e identificar quais são as boas práticas que podem adotar para transformar o ambiente escolar em um lugar mais acolhedor e agradável.



Durante a dinâmica, o educador físico Fernando Andrade realizou atividades com os gestores para despertar sensações positivas nos participantes. “Esse projeto é fundamental. No Brasil, há 20 milhões de pessoas sofrendo de ansiedade e depressão. Cuidar daqueles que estão à frente da unidade é essencial para toda a comunidade escolar, principalmente nossas crianças”.



O coordenador de formações da Seduc explica que além do eixo de Qualidade de Vida, o programa também abrange o núcleo Saúde Mental. “Vamos criar espaços em que todos os funcionários da escola poderão ter pausas onde a temática estará presente por meio de rodas de conversa, espaço de acolhimento”, afirma.



Para a gestora da escola municipal Vereador Ary da Silva Souza o momento foi importante para o autoconhecimento. “Essa troca vai nos fortalecer emocionalmente. Refletimos sobre nos colocarmos no lugar do outro e compartilhamos nossas aflições. Temos uma responsabilidade muito grande dentro da escola. Para administrar qualquer coisa é necessário estar bem consigo mesmo”, pontua.

Comments


bottom of page