top of page
POSCAST BAIXADA NA TELA.png

Estudantes da rede municipal de Guarujá competem nos Jogos Interclasses

  • Foto do escritor: Equipe Baixada na Tela
    Equipe Baixada na Tela
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura
ree

Atividades promovem integração, trabalho em equipe e diversão entre os alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino


Mais uma edição de jogos interclasse da rede municipal de ensino começou em Guarujá. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a iniciativa envolve 19 escolas de Ensino Fundamental I, com o objetivo é fomentar integração, trabalho em equipe e diversão entre os estudantes participantes. Nesta semana, as escolas municipais Profº Antônio Ferreira Almeida Junior, no Jardim Tejereba, e Benedicta Blac Gonzalez, no Perequê.


A iniciativa tem como proposta promover a convivência por meio do esporte, incentivando hábitos saudáveis, o senso de coletividade e o cumprimento das regras. Além de estimular o desenvolvimento físico e cognitivo, as atividades também favorecem o fortalecimento de habilidades sociais, como disciplina, empatia e trabalho em grupo.


Os alunos da E.M Almeida Junior participaram da solenidade de abertura, na última segunda-feira (4), no Ginásio Tejereba. O momento contou com o juramento de atletas, apresentação de jiu-jitsu e atividades recreativas, como a tradicional queimada. Durante a semana, haverá disputas de basquete e futsal, entre outras modalidades.


“O Interclasse é um momento especial de integração entre os estudantes, em que o objetivo vai além da vitória, priorizando o aprendizado, o espírito esportivo e a vivência de valores como respeito, cooperação e amizade”, destaca a coordenadora de Educação Física da Seduc.


Já na Benedicta Blac Gonzalez, a primeira etapa dos jogos contempla partidas de futebol. A ideia é que outras modalidades coletivas, como handebol e voleibol, sejam incluídas nas fases seguintes. O foco da unidade é ampliar a participação feminina na competição.


“Nosso propósito é ampliar o papel da escola como espaço de vivência esportiva e cultural, promovendo a diversidade e o protagonismo estudantil. Um marco significativo foi o uso da quadra da Escola Mário Cerqueira que há anos estava em completo abandono. Isso simboliza o resgate e valorização do espaço público que pertence à comunidade escolar”, enfatiza o diretor da unidade, Orlando Sales.


O diretor complementa dizendo que a realização dos jogos interclasses tem potencial para reduzir a evasão escolar, ao tornar o ambiente escolar mais atrativo, indo além dos limites da sala de aula.

Comments


bottom of page