Escolas da rede municipal são preparadas para volta às aulas
- Equipe Baixada na Tela
- 31 de jan.
- 2 min de leitura

Mato alto, pisos quebrados, paredes com infiltração e rachaduras. Esse foi o cenário degradante que as escolas da rede municipal de ensino foram encontradas pela nova gestão. Com o intuito de tornar o ambiente escolar mais acolhedor na retomada das aulas, a Prefeitura de Guarujá vem realizando diversos serviços de manutenção nas unidades. Os trabalhos começaram na primeira semana de janeiro e foram intensificados com a proximidade do retorno dos alunos às salas de aula, no próximo dia 13.
“Encontramos escolas com uma série de problemas estruturais graves que impactam negativamente na qualidade de ensino das crianças. Estamos trabalhando incansavelmente, colocando a casa em ordem para que Guarujá volte a ter uma educação de excelência, começando pela revisão de processos e contratos. Vamos sanar todas as irregularidades deixadas pela Administração anterior e implantaremos novos projetos”, reforça o secretário municipal de Educação.
As equipes estão executando serviços de alvenaria, hidráulica, elétrica, roçada, carpintaria, pintura e limpeza. Até o momento, 30 unidades escolares, incluindo os Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (Caecs), já receberam algum tipo de manutenção. A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando ativamente para atender as demandas de todas as escolas, creches e Caecs até a volta às aulas. “Nossa preocupação é que alunos e professores se sintam acolhidos em suas unidades”, disse.
Nesta semana, o cronograma de manutenção percorreu as escolas municipais: Aparecida Araújo (Morrinhos), Lúcia Flora (Jardim Progresso), Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos III), Sérgio Pereira (Cidade Atlântica), Samuel Franco (Parque Estuário), Gladson Jafet (Vila Ligya) 1º de Maio (Jardim Boa Esperança) e Hermínia Vitiello (Santa Rosa); os núcleos de educação infantil municipais: Marina Daige (Jardim dos Pássaros) e Joana Mussa Gaze (Vila Zilda); além do Caec Cornélio Conceição Pacheco (Maré Mansa).
Chuvas intensas
A escala de trabalho, pontualmente, é remanejada para atender emergências nas unidades escolares. Devido às fortes chuvas que atingiram Guarujá na última quarta-feira (29), a Escola Municipal Sérgio Pereira recebeu serviços de manutenção, como a instalação de chuveiros, para receber as famílias desabrigadas.
Comments