top of page
POSCAST BAIXADA NA TELA.png

Caixas da Natureza são enviadas por alunos da Educação Infantil de Guarujá

  • Foto do escritor: Equipe Baixada na Tela
    Equipe Baixada na Tela
  • 25 de abr.
  • 2 min de leitura
Em passeio para os Correios da Enseada, os pequenos postaram as caixas, que foram destinadas a várias cidades do Brasil
Em passeio para os Correios da Enseada, os pequenos postaram as caixas, que foram destinadas a várias cidades do Brasil

O projeto ‘Caixas da Natureza’ encerrou ciclo com passeio de 100 alunos da Escola Municipal Professora Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha, para a unidade dos Correios da Enseada, na última quinta-feira (24). Divididos em quatro turmas, eles enviaram os itens para as cidades de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Santo Amaro (SP). O próximo passo será o recebimento das caixas dos mesmos lugares enviados, representando troca de conhecimentos.


Os pequenos guarujaenses estavam animados e se divertiram no passeio, que marcou a finalização de mais uma etapa da iniciativa. Na agência, eles participaram do processo, observando as embalagens, tipos de envio e indicando os endereços dos destinatários. Desta forma, os alunos tiveram a oportunidade de ter uma experiência diferenciada, já que o desenvolvimento deles está acontecendo na era digital.


Para a diretora da escola, Andrea Góes, o contato com o meio externo é vital para o bom desenvolvimento dos alunos. “Eles estão crescendo em tempos onde tudo é mais rápido, virtual e eletrônico. A intenção é o enriquecimento da infância com vivências diferenciadas”, destacou.


A dinâmica começou com a ida dos alunos à Praia do Guaiúba, em 28 de março, e no último dia 7, recolhendo elementos como folhas, pedaços de árvores, água do mar e conchas. Depois, eles decoraram a caixa com tinta e alguns dos itens encontrados.


Os alunos Heitor e Sofia, de 5 anos, participaram dos processos. Eles destacaram que as atividades foram divertidas, especialmente a parte da coleta. “Amei pegar as coisas na praia, principalmente as conchas. Até encontrei um caramujo lá. As tias ajudaram muito na atividade”, mencionou Sofia.


A E.M. Catarina de Oliveira Salgado também entrou na brincadeira


Esta atividade também aconteceu com 50 alunos, divididos em duas turmas, da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, com passeio à Praia do Guaiúba, no último dia 10. As caixas foram preenchidas com gravetos que formavam um jogo da velha, pedras, flâmulas, livro indicando as flores recolhidas, mini museu com os elementos coletados na praia, carimbos e jogo da memória com folhas.


Na última quinta-feira (24), as caixas foram postadas nos Correios da Enseada, que foram direcionadas às cidades de Caxias do Sul (RS) e São Paulo (SP). O passeio contou, ainda, com o recebimento do pacote do Centro Educacional Proben, na capital paulista.


Ao abrirem a caixa, os pequenos encontraram semente de frutas e urucum, pedras, penas, tintas naturais, conchas, cascas de árvores, sacos aromáticos e gravetos que foram coletadas no Parque Ibirapuera.


Projeto ‘Ser Criança é Natural’


O ‘Caixas da Natureza’ faz parte do projeto ‘Ser Criança é Natural’ que promove edições de intercâmbio cultural entre crianças e educadores do país. Para participar do projeto, é necessário acessar o site www.sercriancaenatural.com e preencher um formulário de inscrição. Ao início de cada edição semestral, dois grupos de locais diferentes passam a se conectar por meio de diversas atividades.


Comments


bottom of page