A segunda turma do curso Ambulante Legal inicia as aulas nesta terça-feira (15)
- Equipe Baixada na Tela
- 15 de jul.
- 2 min de leitura

Desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o curso tem como objetivo qualificar o trabalho dos ambulantes que atuam nas praias
Começa nesta terça-feira (15) a formação da segunda turma do curso voltado a comerciantes licenciados das praias de Guarujá, promovido pelo Programa “Ambulante Legal”. A capacitação será realizada nos dias 15, 22 e 25 de julho, sempre às 15 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).
Desenvolvido pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), o curso tem como objetivo qualificar o trabalho dos ambulantes que atuam nas praias das Astúrias, Enseada, Guaiúba, Perequê, Pernambuco, Pitangueiras e Tombo. Ao longo das aulas, os participantes terão acesso a conteúdos sobre legislação vigente, direitos dos trabalhadores, manipulação e higiene de alimentos, segurança contra incêndios, educação ambiental e práticas sustentáveis.
A formação conta com recursos audiovisuais, dinâmicas em grupo e atividades práticas, conduzidas por especialistas da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Ao final do curso, os ambulantes receberão certificado de conclusão e o selo “Ambulante Legal”, que atesta o compromisso com boas práticas, qualidade no atendimento e respeito às normas sanitárias e ambientais.
Primeira turma já capacitou 340 ambulantes
A primeira turma do programa foi concluída no último dia 2 de julho, com 340 participantes certificados. As aulas aconteceram nos dias 11 de junho, 1º e 2 de julho, também no Teatro Municipal. Durante a capacitação, os ambulantes participaram de atividades interativas e receberam orientações práticas voltadas à melhoria do atendimento ao público, segurança alimentar e sustentabilidade.
O curso integra uma série de ações do Município para fortalecer a atuação do comércio ambulante regular nas praias, a partir de um diagnóstico feito com cerca de 1.500 profissionais licenciados que atuam na Cidade
Comments